sexta-feira, 20 de março de 2009

Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva da Floresta e Parque Eólico de Proença

Este ano, comemorámos mais cedo a chegada da Primavera e o Dia Mundial da Floresta, com uma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva da Floresta e Parque Eólico de Proença-a-Nova. Foi na passada terça-feira, dia 17 de Março, que realizámos esta visita.


No Centro de Ciência Viva da Floresta pudemos observar uma exposição denominada “A campanha da resina”, que mostrava todos os passos necessários à extracção da resina dos pinheiros.



Realizámos uma experiência divertida com um balão “mágico”, e visitámos as várias salas temáticas:
- Floresta fonte de bem-estar;
- Floresta fonte de vida;
- Floresta fonte de riqueza.

Pudemos ainda realizar várias actividades, onde constatámos as utilidades da madeira, as suas características; pudemos sentir os aromas da floresta e até entrar dentro de uma árvore para observar como se realiza a fotossíntese.



O Centro de Ciência Viva é um local muito interessante, onde há muito para explorar e experimentar. Mas a nossa viagem continuou, com a visita ao Parque Eólico de Proença.

Neste local, ficámos a saber como funcionam os aerogeradores, e até entrámos num deles para ver como é por dentro.


Os senhores que nos receberam, explicaram para que servem os aerogeradores ou ventoinhas – a uma tão grande velocidade de rotação, o gerador será capaz de gerar energia eléctrica que é depois conduzida por cabos eléctricos no interior da torre até ser escoada para o edifício de comando e deste para a linha eléctrica.
Observámos fotografias e um pequeno filme que mostrava os passos da construção dos aerogeradores.

Os aerogeradores são muito altos, rodavam muito depressa, pois estava bastante vento, o barulho que faziam parecia o de um avião.

Pudemos observar uma bela paisagem, pois estivemos num local situado a uma razoável altitude. Foi uma boa maneira de comemorar o Dia Mundial da Floresta, contactando directamente com a Natureza e conhecendo uma forma de produzir energia natural, não poluente e renovável.

Mas como o que é bom não dura sempre, chegou a hora de regressar. Depois dos grupos se juntarem, fizemos a viagem de regresso a Alcains.

1 comentário:

margarida disse...

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)

Beijinhos.

Prof.Margarida